Balcão Sénior

Após a Junta de Freguesia de Alquerubim, em Albergaria-a-Velha, ter inaugurado o primeiro Balcão Sénior do país, em 16 de Dezembro de 2008, Padronelo é a segunda localidade a dispor deste serviço, que funciona nos dias úteis das 14:00h às 17:30h desde 25 de Fevereiro de 2009, com o intuito de tornar os serviços públicos mais próximos dos idosos. 
Através da criação de um balcão integrado, o Balcão Sénior pretende tornar os serviços públicos mais próximos dos idosos. Nomeadamente, através da disponibilização de serviços e informações relacionadas com a reforma, tempos livres, saúde, transportes, apoio social ou serviços como a marcação de ambulâncias para transportes de doentes, marcação e pedido de apoio domiciliário ou serviços municipais para seniores. 
Esta iniciativa procura melhorar a qualidade de vida da população mais idosa, facilitando o acesso a mais e melhor informação e a serviços que, muitas vezes, poderão desconhecer. 
O Balcão Sénior é fruto de um estudo conjunto a nível nacional, efectuado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade do Minho, que definiu as principais necessidades da população sénior e, desse modo, definiu os contornos do serviço em parceria com o Instituto da Segurança Social e o Centro Nacional de Pensões, sendo que as Juntas de Freguesia darão a informação e encaminharão os pedidos junto da Segurança Social. 
 
Os serviços disponíveis são:
 
• Pedido de Alteração de Dados de Pensionista; 
• Pedido de Pensão de Velhice; 
• Pedido de Complemento por Dependência; 
• Pedido de Pensão Social de Velhice; 
• Pedido de informação de Cálculo de Montante Provável de Pensão; 
• Pedido de Subsídio por Morte; 
• Pedido de Pensão por Viuvez; 
• Pedido de Reembolso de Despesas de Funeral; 
• Pedido de Complemento Solidário para Idosos; 

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